PENSANDO SOBRE HOMOSSEXUALIDADE



Em primeiro lugar quero afirmar que a Bíblia é minha e da igreja do Senhor a única regra de fé e prática. O que significa isso? Significa que tudo o que vou dizer, se baseia naquilo que a Bíblia ensina.

Segundo, antes de expressar qualquer palavra a respeito da homossexualidade, gostaria de apresentar uma lista, que é incompleta, mas que apresenta a TODO ser humano uma ideia daquilo que desagrada a Deus. Isso nas três principais esferas de nossas vidas: a moral, a social e a espiritual:

Egoísmo, avareza, Jactância (orgulho), arrogância, blasfêmia, desobediência aos pais, ingratidão, irreverência, desafeiçoado (sem amor), implacável (cruel), caluniador, sem domínio de si, inimigo do bem, traição, atrevido, enfatuado (orgulhoso), mais amigo dos prazeres que amigo de Deus, prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno, ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do falar, mentira, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizade, porfia (discussão, briga), ciúme, ira, discórdia, dissensão, facção (divisão), inveja, bebedice, glutonarias, insensibilidade, palavra torpe (palavrão), amargura, cólera, gritaria, malícia, rebeldia, impiedade, profanação, parricídio, matricídio, homicídio, rapto de homens, perjuro (jura falsamente), injustiça, adultério, maldizer, efeminado, sodomita… Esta lista está nestes textos bíblicos: (2Tm 3. 1-4; Cl 3. 5-9; Gl 5. 19-21; Ef 4. 19-32; 1Tm 1. 9-10; 1Co 6. 9-11)

PORTANTO A DUAS PALAVRAS CITADAS A CIMA QUE MEDITAREMOS AGORA:

A PRIMEIRA se traduz corriqueiramente pó Efeminado. ‘Malakos’, do grego mole, macio, suave e efeminado, era usada para se referir aos homens que eram passivos nas relações sexuais com outros homens. A idéia de suave, mole e etc, era pelo fato de esses homens terem a atitude usual da mulher na relação sexual com outros homens. Nos nossos dias a melhor tradução para esse termo seria “homossexuais passivos”, esses não herdarão o reino dos céus.

A SEGUNDA se traduz por sodomita. ‘Arsevókoitês’, do grego sodomita, pederasta, homossexual. Esse termo é a junção de duas outras palavras gregas: ‘Arse’, que quer dizer macho; e, ‘koitê’, que quer dizer leito nupcial, relação sexual, coito. Seria aquele que faz sexo com outro homem, ou ainda, aquele que é ativo na relação homossexual. Em outras palavras é o “homossexual ativo”, esses, também, não herdarão o reino dos céus.

Isso significa, que tanto aquele que é ATIVO quanto o que é PASSIVO estão pecando e sendo, assim, indignos do reino dos céus.

O Que fazer para vencer o pecado?
(1) Reconheçamos que tal pratica é Pecado e não tem aprovação de Deus.
Prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno, ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do falar, mentira, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizade, porfia (discussão, briga), ciúme, ira, discórdia, dissensão, facção (divisão), inveja, bebedice, glutonarias, insensibilidade, palavra torpe (palavrão), amargura, cólera, gritaria, malícia, rebeldia, impiedade, profanação, parricídio, matricídio, homicídio, rapto de homens, perjuro (jura falsamente), injustiça, adultério, maldizer, efeminado, sodomita.
(2) Reconheçamos que precisamos arrepender-se
Como podemos perceber a quantidade de pecados que o homem é capaz de cometer nas esferas moral, social e espiritual é quase infinita. E por que o ser humano comete esses pecados? Porque está longe de Deus. Nesse sentido, Deus diz que só o arrependimento e a conversão pode nos reconciliar com Ele e nos libertar do peso de condenação e punição que estes pecados trazem sobre nós. “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados” (At 3. 19). E esse arrependimento deve acontecer para TODOS aqueles que praticam pecados, sem exceção alguma.
(3) Reconheçamos que mesmo sendo Cristãos precisamos lutar contra nossa natureza pecaminosa.
Romanos 7:14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido à escravidão do pecado. 15 Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto. 16 Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. 17 Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim. 18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. 19 Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. 20 Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim. 21 Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim. 22 Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 23 mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros. 24 Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? 25 Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado.
Conclusão: Portanto a prática  de todo pecado que também inclui a homossexualidade deve ser combatida por aqueles que assim procede.
Colossenses 3:5-8Fazei, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas. Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.

Que Deus nos der poder para lutar contra nossa natureza pecaminosa.

EM NOME DAQUELE QUE ERA, QUE É E QUE HÁ DE VIR: JESUS CRISTO

Grupo de Atletas Cristãos PE.