NÃO ME ENVERGONHO DO EVANGELHO DE CRISTO


Romanos 1:16 Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. 17 Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.

Introdução: Na capital da Grécia: Atenas, ou na Capital do Império Romano: Roma, o evangelho era ridicularizado como produto do fanatismo religioso, não sendo tomado a sério, especialmente no que dizia respeito aos efeitos da morte e ressurreição do Cristo.
Nos dias de hoje não tem sido diferente o evangelho é ridicularizado pelo mundo a ponto de ser chamado de arcaico (Antigo, velho, antiquado, impróprio, superado, atrasado), satanás e o sistema desse mundo cada vez mais corrompido pelo pecado, nos pressiona a ter vergonha do evangelho.
Paulo em sua época, afirmou a igreja de Roma, que ele não tinha vergonha.

Quero nesta hora lhe dar alguns motivos porque Paulo não tinha vergonha do evangelho de Cristo, motivos que serve para nós também.
(1) O EVANGELHO DE CRISTO NÃO EXCLUI, ELE INCLUI PESSOAS.

Ele veio para o novo e o velho, pobre e o rico, branco e preto, Homens e mulheres de povos, tribos e nações de toda terra.
ISSO PAULO VAI TESTIFICAR QUANDO ESCREVEU A IGREJA DA GALÁCIA
 
Gálatas 3: 28 Nisto não há judeu, nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. 29 E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.
(2) O EVANGELHO DE CRISTO ELE É TRANSFORMADOR

Ele opera aquilo que nós chamamos de metanóia (conversão, arrependimento) uma mudança de 180° graus na vida de quem crer.
FOI O QUE ACONTECEU COM PAULO, QUE CONSENTIU NA MORTE DE ESTÊVÃO.
QUE ASSOLAVA A IGREJA, ENTRANDO PELAS CASAS; ARRASTANDO HOMENS E MULHERES, PARA PRISÃO.

ELE TESTEMUNHOU DESTE PODER, AOS:
Gálatas 1: 13 Porque já ouvistes qual foi antigamente a minha conduta no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava. 14 E na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais. 15 Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, 16 Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue, 17 Nem tornei a Jerusalém, a ter com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco. 18 Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para ver a Pedro, e fiquei com ele quinze dias. 19 E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor. 20 Ora, acerca do que vos escrevo, eis que diante de Deus testifico que não minto. 21 Depois fui para as partes da Síria e da Cilícia. 22 E não era conhecido de vista das igrejas da Judéia, que estavam em Cristo; 23 Mas somente tinham ouvido dizer: Aquele que já nos perseguiu anuncia agora a fé que antes destruía. 24 E glorificavam a Deus a respeito de mim.
Pelo poder do evangelho viciados tem abandonado o vicio; prostitutas tem se transformado em excelentes cidadãs e esposas; ladrões são transformados em pessoas honestas; desesperados tem encontrado a paz.
(3) ELE É PODER DE DEUS PARA SALVAÇÃO DE TODO AQUELE QUE CRÊ.

Esta convicção lhe fez dizer aos: I Coríntios 1:18 Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.

Lhe fez dizer ao: II Timóteo 4:6 Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. 7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. 8 Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.
Lhe fez dizer aos: Romanos 1:16 Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
 
Em contrapartida eu quero usar um pouco e adaptado por mim, de um texto do Reverendo Pr. Solano Portela.
Que ressalta um evangelho que devemos ter vergonha e com certeza Paulo também teria. Por mais piedosos que pareçam, eu me envergonho dos seguintes falsos evangelhos:
Eu me envergonho do evangelho que ensinam a salvação pelas obras e por tradições, anulando a Graça e o sacrifício de Cristo na Cruz do calvário. Que contraria a escritura, induzindo os fiéis, a adorar imagens dos santos homens e mulheres de Deus. Que silencia diante dos fiéis que sobem ladeiras de joelho para pagar um preço que já foi pago por Cristo na cruz.
Eu me envergonho do evangelho que apresentam escritos com autoridade superiores à escritura sagrada, alegando ser frutos de uma nova revelação.

Eu me envergonho do evangelho que coloca as doutrinas da fé cristã em um quarto escuro e pouco frequentado e cria interpretações estranhas a exemplo de: Enrole a língua e fale línguas estranhas agora, como Deus fosse um carro velho que precisa empurrão para capacitar sua igreja, gestos que parecem mais lutadores, machas, gritos, unção, etc.
Eu me envergonho do evangelho que adiciona ao linguajar cristão, cerimônias estranhas, onde as mais comuns são a água fluidificada colocada sobre o rádio ou TV durante a oração do "homem de Deus”, rosa ungida, ramos de arruda, sal grosso, óleo pedrinhas trazidos da "terra santa", fitinhas, pulseiras, lenços, carta de alforria, caneta da vitória e tantas outras coisas mais.

Eu me envergonho do evangelho dos vendedores de fórmulas de prosperidade que esquecem de informar aos fieis que o Deus que pode abençoar é o mesmo que diz que neste mundo teremos aflições. Que induz as pessoas ajuntar e amar os tesouros nessa terra onde a traça e o ferrugem corroí e onde os ladrões vem e arrobam.
Eu me envergonho do evangelho dos curandeiros e marqueteiros que valorizam a si e suas igrejas, esquecendo o que João Batista disse; “É necessário que ele cresça e que eu diminua”. E esquecendo também o que disse nosso Jesus; “que aqueles que se exalta, será humilhado e aquele que se humilha será exaltado”.

Eu me envergonho do evangelho de certos caminhos da “graça que fala muito do amor de Deus, mas apresenta uma graça que não é bíblica, confortando o pecador em seu pecado em vez de levá-lo ao arrependimento. Uma teologia que contraria o discurso do nosso Senhor Jesus Cristo, que disse a uma pecadora: “vai-te, e não peques mais”, e que também disse a um Homem que foi curado de sua paralisia: “não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior”.
Uma teologia que contraria o discurso do apóstolo Paulo quando escreveu aos Colossenses: “Fazei, pois, morrer a vossa natureza pecadora: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência”.

 
Eu me envergonho do evangelho metodológico de certos evangélicos que acham a pregação da Palavra sem poder a menos que seja aplicadas técnicas modernas – como se o poder estivesse na metodologia e não no Espírito.
Conclusão: Não tenha vergonha do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.
 
Albérico Silva
Em nome daquele que era, que é e que há de vir: JESUS CRISTO!

Grupo de Atletas Cristãos PE.