JEJUM

"De jejuar estão enfraquecidos os meus joelhos, e a minha carne emagrece" - Salmos 109:24

Introdução: É bíblico jejuar? O jejum é uma prática recomendada ao cristão em nossos dias? O que é certo no jejum? Perguntas como estas ou parecidas sobre esta temática, chega-nos sempre, esperamos que este breve estudo, possa acrescentar um pouco de informação aos irmãos da IPCC.

SIGNIFICADO DA PALAVRA JEJUM:
* Em hebraico: cobrir (a boca), como em jejum;
* Em grego: abster-se de comer voluntariamente como um exercício religioso, particular, em conjunto para único propósito ou público;

* Dicionário Aurélio: abstinência ou abstenção total de alimentação em determinados dias por penitencia ou prescrição religiosa ou médica;
Entendemos que Jejum nada mais é que abster-se!

ALGUNS TEXTOS BÍBLICO SOBRE JEJUM:
Muitas das pessoas mencionadas na Bíblia jejuaram. Dentre essas, destacam-se Moisés (Êx 34.28), Ana (1 Sm 1.7), Davi (2 Sm 1.12; 12.22), a nação de Israel (Lv 23.27), Jesus Cristo (Mt 4.2), os discípulos de João Batista (Mc 2.18; Lc 5.33), Paulo (At 9.9), e tantos outros.
É de grande relevância notar que em toda a Bíblia existe apenas um único jejum público ordenado, o Dia da Expiação (Levítico 16:19-31) mas, em tempos de crises especiais, tanto a nação inteira (2 Crônicas 20:3; Esdras 8:21; Neemias 9:1) como os indivíduos, jejuavam (2 Samuel 12:16; Neemias 1:4; Salmos 35:13; 69:10).
Nos anos do cativeiro, alguns novos jejuns foram evidentemente adicionados para comemorar as calamidades que aconteceram à nação, nas mãos dos babilônicos (Zacarias 8:19). Nos dias de Jesus, os fariseus tinham tornado o jejum privado em uma rotina habitual de jejum duas vezes por semana (Lucas 18:12). 
OUTROS HOMENS DE DEUS
Por toda a História, grandes homens de Deus buscaram seu poder e bênção através do jejum. Dentre esses grandes homens destacam-se Martinho Lutero, Calvino, João Wesley, João Nelson Hyde, Gunnar Vingren e Daniel Berg. Jonathan Edwards jejuou vinte duas horas antes de pregar o seu famoso sermão "Pecadores nas mãos de um Deus irado", cuja influência é sentido ainda hoje.
Carlos Finney, famoso evangelista americano do começo do século antepassado, muitas das vezes interrompia os cultos de avivamento, quando percebia que os seus ouvintes se mostravam indiferentes à sua pregação, e imediatamente proclamava um período de jejum e oração. Quando notava que Deus começava a despertar os corações reiniciava as suas reuniões
 
FINALIDADE DO JEJUM
O Exercício do Jejum aliado a oração, tem como finalidade ofuscar ou Fragilizar e não anular os desejos da carne, para andarmos no Espírito!
Paulo diz: Romanos 7:14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. 15 Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço. 16 E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. 17 Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. 18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. 19 Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico. 20 Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. 21 Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo. 22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 23 mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros. 24 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? 25 Graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor! De modo que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.
A carne não quer: orar, alimentar-se da bíblia, caminhar para ir a igreja ou evangelizar, ao  contrario ela quer dormir, comer e beber muito, sentar num bom sofá e assistir novela e outras coisas mais.
Como diz Paulo:
“Gálatas 5:19 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, 20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, 21 invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam”.

Em contra partida o Espírito Santo que abita nos Salvo deja fazê-lo frutificar.
Gálatas 5:22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. 24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.

E aquele que anda no Espírito, alcança favor de Deus, para que o nome Dele seja glorificado.
João 15:7 Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito. 8 Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.


TIPOS DE JEJUNS

O JEJUM TÍPICO. A Bíblia ensina que o jejum normal consiste em abster-se totalmente de alimento sólido. O jejum típico, mencionado na Bíblia, não implicava em abstinência de líquidos. Na ocasião em que Jesus jejuou quarenta dias e quarenta noites no deserto, lemos o seguinte: “E depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome” (Mt 4: 2) A Bíblia não menciona que Jesus teve sede.

O JEJUM COMPLETO. O jejum completo também chamado jejum absoluto, consiste na abstinência de alimentos sólidos e de alimentos líquidos, conforme (At 9:9; 1Rs 19:5-7; Ex 34:28). Trata-se de um jejum rigoroso e pode até trazer perigo para as pessoas que possuem alguma restrição em sua saúde. Ninguém deve fazer um jejum total por mais de um dia se não tiver a direção de Deus.
O JEJUM PARCIAL. O jejum Parcial tem varias aplicações, e é caracterizado pelo que se come e pela freqüência com que se come.
-Em primeiro lugar, o jejum parcial significa abster-se de certos tipos de alimentos. Algumas autoridades interpretam a atitude de Daniel (Dn 1), como jejum parcial. Eles e outros jovens de Israel receberam a orientação de comerem da mesa do Rei de Babilônia, mas recusaram. Não queriam contaminar-se e pediram que com eles fosse feito um teste de dez dias, durante esse período, Daniel e seus amigos só tomaram água e comeram legumes (só vegetais). Abstiveram-se da carne e do vinho da mesa do Rei (Dn 1:12-17).

O jejum parcial não se aplica necessariamente só aos alimentos. Aplica-se a qualquer coisa que o homem natural possa desejar.

OS PERIGOS DO JEJUM

Talvez lhe cause estranheza a afirmação de que existem alguns perigos na prática indiscriminada do jejum. Talvez seja por isso que a Bíblia não tenha um mandamento explícito com respeito à melhor ocasião para o jejum e a duração dele.
Dentre os principais perigos que cercam a prática indiscriminada do jejum, destacam-se os seguintes:
a. Perigos de natureza física, quando praticado abusivamente e sem orientação específica.
b. Jejum sem oração é mera privação de alimento, e não terá nenhum valor perante Deus.
c. Um dos grandes perigos do jejum é o problema da hipocrisia que às vezes cerca esta questão (Mt 6.16; Lc 18.12).
d. Outro perigo é o jejum sexual, a Bíblia ensina-nos, entretanto, que, para que haja a abstinência sexual, é necessário que haja mútuo consentimento entre marido e mulher, (I Co.7:5).

Diante de tudo o que se expôs, pergunta-se, então:

TODO CRISTÃO DEVE FAZER JEJUM?

A resposta nua e crua é: Não.

a)
Somente devem jejuar aqueles que tiverem condições físicas para isto.
b) Somente devem jejuar aqueles que espontaneamente e voluntariamente compreendem e aceitam o jejum como um recurso especial de Deus para que o seu servo ou o seu povo possa aproximar-se mais dele.


Fica evidente, no estudo bíblico da relação dos cristãos com o jejum, que Jesus não instituiu nenhum dia de jejum para a igreja, quer público, quer privado. Não há também, nenhuma indicação de que ele ordenou o jejum como um ato usual de devoção. O que ele ensinou é que haverá tempos de profunda preocupação, quando o jejum será um companheiro natural de nossas orações. Isto parece ser exatamente o que era praticado na igreja de Antioquia, e por Paulo e Barnabé (Atos 13:3; 14:23).

Ao mesmo tempo é Claro a importância e as benesses do jejum bíblico para a vida cristã, porém, é preciso estar consciente do espírito que deve nortear essa prática, sob o risco de o jejum se tornar nulo, nada mais que uma dieta alimentar ou uma greve de fome sem valor espiritual.

Note-se que, infelizmente, até mesmo o jejum do Dia da Expiação, que era para ser uma expressão nacional de humilde contrição pelos pecados de Israel, freqüentemente se tornava nada mais do que um ritual vazio. "Eis que", disse Deus através de Isaías, "jejuais para contendas e rixas . . . jejuando assim como hoje não se fará ouvir a vossa voz no alto" (58:4). A história do Velho Testamento se encerra com esta magoada pergunta do Senhor ao seu povo: "Quando jejuastes e pranteastes . . . foi para mim que jejuastes?" (Zacarias 7:5).
CONCLUSÃO:
ORAÇÃO A DEUS SEM JEJUM NUNCA DEIXARÁ DE SER UMA ORAÇÃO.
JEJUAR SEM ORAÇÃO É UM REGIME! 
O JEJUM BÍBLICO DEVE SER A TROCA DOS DESEJOS DA CARNE QUE TANTO NOS AFASTA DE DEUS, POR UM MOMENTO PARA ESTAR MAIS PERTO DELE ATRAVÉS DA ORAÇÃO!
QUEM JEJUA E ORA TEM GRANDE CHANCE DE ALCANÇAR O FAVOR DE DEUS.

"De jejuar estão enfraquecidos os meus joelhos, e a minha carne emagrece" - Salmos 109:24

Por: Missionário Albérico Silva


Grupo de Atletas Cristãos PE.